O que é shaft. É uma abertura vertical para a passagem de um tubo, especialmente para instalações de hidrossanitários
Além da passagem de água quente ou fria, eles são frequentemente usados para ventilação e esgoto.
A laje é geralmente aberta devido a esse vazio por onde passam as tubulações.
Para entender melhor como essa parte funciona e para que serve, separamos todas as informações relevantes neste artigo.
Shaft – O que é qual sua função na arquitetura
Função Shaft:
Por exemplo, a ideia de um shaft é ser uma passagem conveniente para encanamentos quando são necessárias inspeções para manutenção de tubulações.
Basicamente, é uma facilidade na construção civil, e tem como finalidade facilitar a passagem de tubulações e instalações verticais no ambiente. Tem a vantagem de ser de fácil acesso, assim evita quebrar azulejos e pisos para as manutenções necessárias.
Projetos do duto do shaft:
Como em qualquer projeto em construção, o acesso ao shaft foi detalhado para que fique em local adequado para as tubulações verticais e forneça espaço suficiente para o seu acesso.
Assim, um bom projeto consideraria a instalação dessas tubulações e como elas são dispostas para deixar espaço suficiente para os equipamentos que serão instalados em seu interior.
No caso de manutenção, o poço deve ser de fácil acesso, portanto o projeto deve prever isso.
Como mencionado, pode ser deixado aberto e pode até ser revestido com gesso, o que permite uma abertura simples se necessário.
Além de receberem tubulações de água e esgoto, também podem ter válvulas de pressão ou de manutenção instaladas no sistema.
Assim como válvulas de sinalização, sistemas de controle de incêndio, medidores de água e outras opções.
Nesse caso, ele precisava ser projetado de forma a dimensionar todos esses dispositivos, incluindo os detalhes de como criá-los. Isso deve ser visualizado em planta para cada ambiente.
Em projetos arquitetônicos, os shafts podem aparecer de várias maneiras, se o banheiro não tiver janelas (o que pode acontecer), o poço funciona como um sistema para ajudar na ventilação.
Portanto, é fundamental verificar se não reduz a área útil do espaço.
Quando isso acontece, os shafts são frequentemente implantados em banheiros de suítes, que muitas vezes não possuem sistemas de ventilação adequados.
Erro de instalação do shaft:
Esse recurso dos shafts não está isento de problemas, tanto que uma instalação incorreta pode causar grandes problemas posteriormente. Muitas vezes, para a construção de shafts, as lajes são perfuradas para dar acesso às tubulações.
Isso deve ser bem pesquisado antes de prosseguir, pois muitas vezes o furo fica no lugar errado durante o trabalho e precisa ser refeito.
Neste caso, além de refazer o espaço de passagem, foi necessário vedar a antiga abertura, que exigiu dois trabalhos devido a erros de instalação. O próprio shaft também pode ser instalado no local errado e não no tamanho correto.
Com isso, a única solução razoável é demolir o espaço, principalmente quando feito em drywall ou alvenaria, e refazê-lo. Antes de dimensionar um shaft, você deve saber qual é a sua finalidade e necessidades.
Por exemplo, os shafts usados para banheiros em cada andar são diferentes dos shafts que fornecem dois banheiros por unidade porque compartilham espaço entre diferentes tubos.
Uma maneira de evitar erros de instalação é realizar os cálculos hidráulicos corretamente, você pode verificar a prumada necessária para acomodar o eixo e suas bitolas e também determinar seu tamanho e localização relevante para o futuro.
Vedação correta:
Outro problema muito comum é a falta de vedação, principalmente nas lajes por onde passarão os tubos.
Nesse caso, a vedação precisa ser efetiva, onde o projeto dita a colocação correta dos furos na laje e como eles vão vedar.
Quando o shaft estiver exposto, é melhor usar massa especial, por exemplo, para evitar incêndio.
O cimento é um material que não pega fogo facilmente, por isso é recomendado se houver muitas áreas expostas.
A melhor vedação é o poliuretano expandido, que, além de ser um material de qualidade e com menor risco, é de fácil remoção e simplifica a manutenção.
Com cimento, se precisar abrir o poço, tem que quebrar.
Manutenção regular:
O shaft pode exigir manutenção adicional e, se o problema não puder ser resolvido, a própria instalação não foi projetada adequadamente, gerando problemas além de custos adicionais e desnecessários.
Eles abrigam não apenas a tubulação, mas também diversos equipamentos relacionados ao sistema hidráulico, que se torna mais caro sem uma manutenção detalhada em cima da instalação.
Certifique-se de que o projeto está bem executado e os eixos se encaixam nas dimensões de montagem e tudo o mais explicado aqui.
Além disso, o sistema deve ser de fácil manutenção quando necessário, pois todos os shafts são sistemas de acesso de encanamento, portanto, os projetos que incluem drywall são os preferidos.
Você sabia que você pode aprender decoração?
Te convido a conhecer o curso DECORE FÁCIL que é um conjunto de vídeo aulas criadas justamente para qualquer pessoa que gostaria de melhorar a decoração da sua casa, mas que não quer, ou não tem tempo para investir em um curso de decoração extenso ou ainda um curso completo de Design de Interiores.
Não importa qual a sua profissão! Dona de casa, advogada, médicos… ou ainda tantas outras profissões fora do mundo das artes.
Você poderá decorar a sua casa independente de estilo, independente do que a moda diz, usando composição de materiais, texturas, em fim! Tudo o que engloba o conceito de decoração para qualquer situação.
O importante é frisar que, independente do gosto de cada um, com este curso potencializaremos a decoração no estilo que você já possui ou que deseja atualizar.