Mármores – Quais os tipos e onde utilizar.
Existem muitos tipos de mármore no mercado. Estes podem melhorar drasticamente um espaço e torná-lo mais elegante e sofisticado.
Considere usar um mármore quando estiver modificando ou criando o design de sua casa. Nosso post explora os diferentes tipos de mármore disponíveis no mercado.
Mármores – Quais os tipos e onde utilizar
Mármores e granitos. Qual a diferença?
Confundir mármore e granito é muito comum, vamos entender as diferenças entre essas pedras:
Mármores: Textura mais parecida com veios, menos brilho que os granitos, mais poroso, então acaba absorvendo mais água e é uma pedra mais fraca que o granito, mas não podemos entender uma pedra mais fraca como uma pedra frágil.
Granitos: Sua textura tem aparência mais granulada e são mais duros e resistentes, possui mais brilho e é menos poroso, É uma pedra que utilizamos muito em bancadas de cozinha.
Mármores e seus acabamentos
Polido
Uma aparência de mármore tradicional e clássica é obtida através do polimento da pedra. Isso torna a pedra brilhante e polida, conferindo um ar mais moderno e refinado ao ambiente.
Bruto
É a pedra em seu estado natura e sem polimento. Não recebe acabamento de impermeabilização. É um acabamento mais bruto e rústico.
Jateado
É um acabamento que a pedra recebe através de jatos de areia, deixando-a mais áspera e sem brilho. Muito utilizado em áreas externas para evitar escorregamento.
Levigado
Este tipo de acabamento confere um aspecto semipolido e opaco ao mármore. É lixado com abrasivos até obter uma textura lisa.
Cristalização
Mármores que são cristalizados endurecem com o tempo para melhor suportar usos de longo prazo, como pisos e paredes.
Resinado
Após o polimento do mármore, aplica-se resina líquida para cobrir rachaduras e poros naturais. Isso resulta em uma superfície de mármore polida e brilhante.
Apicoado
Mármores com esse acabamento áspero e rústico parecem ter sido golpeados por martelos. Este aspecto poroso resulta em uma pedra mais irregular e áspera, dificultando o deslizamento, tornando-o ideal para uso externo.
Acabamentos de borda para os mármores:
Os acabamentos de borda de mármore incluem diferentes opções para escadas, pisos, bancadas e muito mais.
Bisotado
convencionalmente usado para dar acabamento em bordas laterais e topos de objetos como bancadas e tampos
Boleado
Um termo para a borda de tampos e bancadas de mármore que tem dois ou um lado semi-arredondado.
Reto
Nenhum acabamento especial é aplicado ao mármore cortado; em vez disso, o material é deixado inalterado por arestas serradas.
Meia cana
As bordas laterais de lavatórios geralmente apresentam acabamentos meia cana.
Meia esquadria
Para dar um acabamento como se fosse uma peça única, utilizamos esse acabamento: ele permite que o canto não apareça os topos.
Peito de pombo.
Acabamento meio arredondado, usado nas bordas de lavatórios.
Saia
É um tipo de acabamento que fica na lateral e na frente das pedras com uma altura maior que o convencional. Geralmente utilizado em lavatórios sem gabinetes.
Mármores: Carrara
O mármore de Carrara é considerado o tipo de mármore mais famoso. Seu esquema de cores claras o torna ideal para qualquer projeto de decoração. Além disso, o mármore carrara é muito popular devido à sua cor clara.
O mármore italiano vem do mármore de Carrara, de cor acinzentada e crivado de veios. É comumente usado para fazer peças de arte com cores mais claras, como mármore branco feito com mármore Carrara. David, uma das mais famosas peças de arte feitas com mármore de Carrara, foi criada por Michelangelo durante o período renascentista.
Mármores: Travertino
O mármore travertino é semelhante ao mármore carrara italiano, suas características são as cores bege claro com veios longos. Ambos os mármores vêm da Itália.
Mármores: Preto
O mármore preto vem em muitas variedades diferentes. Alguns são de mármore preto espanhol, com veios de material esbranquiçado por toda parte. Este mármore de alta qualidade também é conhecido como mármore preto.
Os mármores pretos tornam qualquer espaço mais elegante e requintado. Existem outros tipos de pretos. O preto São Gabriel, Preto absoluto.
Mármores: Piguês
O mármore Piguês vem da Grécia e é muito parecido com o mármore Carrara. A principal diferença entre os dois mármores é que o mármore Pigues tem uma superfície mais homogênea.
Mármores: Calacatta Oro
O mármore Calacatta oro é um dos mármores mais caros do mercado. Possui veios com fibras cinzas e douradas.
O mármore Calacatta oro é muito delicado e mancha facilmente. Devido a esta propriedade, não deve ser utilizado no exterior; em vez disso, use este mármore dentro de casa para manter sua aparência.
Mármores: Outras cores
Além do mármore preto, branco e bege, existem outras cores de mármore. Essas cores adicionais incluem cinza ou marrom acinzentado.
Os mármores espanhóis são marrons com veios dourados. Eles são chamados de Mármore Marrom Emperador.
O mármore brasileiro Bahia Bege é mais escuro que o mármore travertino – ambos são escolhas populares para pisos.
Vários tons de mármore vermelho misturados com cores mais claras vêm da Itália. Este mármore é chamado Rosso Verona.
Existem outras cores e texturas muito bonitas! Visite uma marmoraria que tenha um showroom.
Você sabia que você pode aprender decoração?
Te convido a conhecer o curso DECORE FÁCIL que é um conjunto de vídeo aulas criadas justamente para qualquer pessoa que gostaria de melhorar a decoração da sua casa, mas que não quer, ou não tem tempo para investir em um curso de decoração extenso ou ainda um curso completo de Design de Interiores.
Não importa qual a sua profissão! Dona de casa, advogada, médicos… ou ainda tantas outras profissões fora do mundo das artes.
Você poderá decorar a sua casa independente de estilo, independente do que a moda diz, usando composição de materiais, texturas, em fim! Tudo o que engloba o conceito de decoração para qualquer situação.
O importante é frisar que, independente do gosto de cada um, com este curso potencializaremos a decoração no estilo que você já possui ou que deseja atualizar.
Não deseja decorar sozinho, consulte um Arquiteto
Às vezes pensamos que contratar um arquiteto para desenvolver uma decoração ou modificar ambientes em nossas casas, pode ser algo muito caro, mas, na verdade, não é tão caro assim.
Uma consultoria ou um estudo preliminar que contratamos, já conseguimos uma direção e evitamos erros que nos fazem gastar duas vezes em uma decoração, disse Arq. Alexandre Souza. Então, antes de sair comprando e decorando sua casa, consulte um profissional.